quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curiosidades sobre o Rio de Janeiro - Ana Carolina Karimata

Curiosidades do Rio de Janeiro

     A cultura do Rio de Janeiro recebeu forte influência dos portugueses e dos negros no período da colonização. Os portugueses foram em grande número e hoje é a cidade com a segunda maior população de portugueses do mundo, depois de Lisboa. Além desses dois povos e dos índios, imigrantes vindos de outros países, como os italianos, espanhóis, chineses e argentinos, e de outros estados do Brasil contribuíram culturalmente na cidade.
     A partir da segunda metade do século XX, a cidade recebeu muitos imigrantes de outros estados, principalmente os nordestinos.   
      O estado ocupa a segunda posição na economia do País, perdendo só para São Paulo e apresenta a taxa de crescimento mais expressiva dos últimos anos em relação aos principais estados do Sudeste de Brasil. Se fosse um país, o Rio de Janeiro seria o quarto maior da América Latina em valor de produto real, atrás de Brasil, Argentina e México.

Comidas Típicas
   As comidas típicas do Rio de Janeiro são os Doces de pêra, Mãe benta, batida de limão, manjubinhas fritas, bolinho de bacalhau, linguiça na aguardente, empadinhas da colombo , quibebe com carne seca , feijoada carioca, camarão com chuchu, etc.


Fontes:

Sinopse do filme "RIO" - Giovanna Real

 Rio

Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Carlos Saldanha
Duração: 96 min
Gênero: Animação


O filme RIO conta a história de Blu, uma arara azul rara que pensa que é a última de sua espécie. 
Quando Blu descobre que há uma ‘outra’ ele deixa o conforto de sua gaiola em uma pequena cidade de Minnesota e vai para o Rio de Janeiro. Mas longe de ser amor à primeira vista entre o domesticado e incapacitado de voar e a feminista e independente, que voa alto, Jewel.

Inesperadamente jogados juntos, eles embarcam na aventura de uma vida, onde aprendem sobre amizade, amor, coragem e estar aberto às muitas maravilhas da vida. “Rio” reúne uma fauna de personagens vibrantes, uma história comovente, mergulhos coloridos, uma música latina .

O filme conta sobre fauna, flora, domesticação...claro, assuntos importantes a serem tratados. Porém, o que nos chama atenção olhando pelo olhar geográfico é a hipótese da arara azul escolher especialmente RIO DE JANEIRO para procurar seu par ideal.

O rio é conhecido como um espaço legal , tem variadas formas de expressar cultura, arte ,entre outros variados tópicos. Um exemplo dessa expressão é o rokc in rio que está acontecendo. Um otimo ponto turistico para se encontrar.

Ao decorrer do filme você  poderá observar esses detalhes , por isso, confira! A classificação do filme é livre!!!Por esse e outros   motivos confira com a familia , amigos....


Para quem ainda não asistiu!RECOMENDO!

Pontos turístico - RJ dados econômicos - Alexia Spotti


Corcovado e Cristo Redentor
Corcovado é uma das atrações turísticas mais visitadas por todos os que vêem ao Rio de Janeiro. Para se chegar ao topo, existe a estrada de ferro do Corcovado, que vai até o topo da montanha através da Floresta da Tijuca (Parque Nacional). Uma vez lá, tem-se uma vista abrangente e bela de toda a cidade. Existe também uma estrada asfaltada que leva ao topo, com início também ao lado da estação de trem.

O Rio de Janeiro é a cidade com o segundo maior PIB no Brasil (e 30º maior do planeta), o qual, segundo dados do IBGE, foi de cerca de R$ 118.979.752.000 em 2005 – equivalente a 5,54% do total nacional


O turismo confere mais do que um mero adendo à economia local, vez que, de todos os estrangeiros que visitam o país, 40% têm como destino a cidade do Rio de Janeiro, atraídos por uma miríade de ícones culturais e paisagísticos – o que leva à criação de diversos postos de trabalho, robustecendo os setores comercial e de hotelaria. Relatórios do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro expressam um declive suave e prolongado nas taxas de desemprego da Região Metropolitana, que registrou o menor índice (7,23%, jul.-set. 2007) entre as seis regiões pesquisadas, além da mais alta taxa de crescimento do rendimento real habitualmente recebido pelos trabalhadores – um aumento de 6,5% em relação ao segundo trimestre de 2007 –, alçando, desta forma, a segunda posição no ranking.


Corcovado ao Pôr do Sol | Caminhos para subir ao topo da montanha
A subida ao Corcovado é feita através de uma estrada de ferro, comum tem movido à energia elétrica que percorre uma pitoresca paisagem através da Floresta da Tijuca. Outra opção é subir pela via de rodagem que também leva ao cume do Corcovado.

Pão de Açucar visto do Mirante do Morro da Urca
Este parte no topo do Morro da Urca é ampla espaçosa, com muito espaço para caminhar e ver a cidade, a Baía de Guanabara, o oceano Atlántico e várias ilhas de vários angulos. Neste local também existem bancos para sentar e lanchonete. Existem áreas ajardinadas, sendo um lugar muito muito bonito e agradável para passear e apreciar a as belas vistas do Rio de Janeiro.

Pontos turístico - RJ

                                    Corcovado

        Localizada no topo de uma montanha, a 710 metros de altura,
a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, é, com certeza, um dos monumentos mais admirados e visitados da cidade.
       Um passeio que começa no bairro do Cosme Velho, a bordo de um trenzinho que, até chegar ao Cristo, percorre cenários de rara beleza e forte encantamento visual.
       Já lá em cima, o que se vê , são lindas paisagens: Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, o Jockey, a Lagoa, enfim, um Rio de Janeiro deslumbrante durante o dia, iluminado e maravilhoso quando chega a noite.

Bondinho do pão de açúcar
     Com sua altura significativa , o Pão de Açúcar divide com o Corcovado o título de ponto de atração turística de onde se tem as mais belas vistas do Rio.
              Conhecido cartão-postal da cidade, ele é alcançado via teleférico, primeiro até o Morro da Urca,
onde os visitantes embarcam em um segundo bondinho, que os levará até o destino final.
              Do Pão de Açúcar podem ser apreciadas diversas praias do Rio e de Niterói, além de uma densa
vegetação de Mata Atlântica e algumas edificações históricas como o Forte de Santa Cruz e a Ilha Fiscal.

Maracanã
       Inaugurado em junho de 1950, o maior estádio de futebol do mundo mantém, ao longo do tempo, todo o glamour que o transformou em cartão-postal e ponto obrigatório para quem visita a nossa cidade.
           Palco de momentos memoráveis, como o milésimo gol de Pelé, os mega-shows de Frank Sinatra e de Paul MacCartney - cuja presença de público, superior a 180 mil pessoas, está registrada no Guiness Book -, o recente e não menos prestigiado Encontro com as Famílias, realizado durante a última visita do Papa João Paulo II.
       O estádio impressiona pela imponência, estilo e beleza. Um verdadeiro monumento ao esporte, que pode ser visitado quase todos os dias e em diversos horários.

Arcos da Lapa

     Localizados no Largo da Lapa, bairro que já serviu de referência para o que de mais importante aconteceu na vida noturna do Rio.
     Os Arcos da Lapa entraram para a história como a obra mais monumental empreendida no Rio nos tempos coloniais.
         Construídos para funcionar como aquedutos, hoje os Arcos servem de viaduto para uma outra grande atração: os bondinhos que ligam a Estação da Carioca ao aprazível bairro de Santa Teresa.

     Praia de Copacabana
      A praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

      Considerada a praia mais famosa do mundo, e carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, em função da canção, a sua história é um misto de tradição, glamour e glória.

Ponte  Rio – Niterói
      A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.
      O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel.
      O Presidente Costa e Silva assinou decreto em 23 de agosto de 1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.

Uganda - Nina Gagliarde

Uganda tem grandes recursos naturais. A agricultura é a principal atividade da economia, empregando cerca de 80% da força de trabalho. O café é o principal produto agrícola exportado. Desde 1986 o governo tenta reabilitar a economia, através de reformas econômicas, como: o aumento das exportaçõee melhoria dos salários públicos.
 
 planalto entre os dois ramos do Vale do Rift foi habituado por bantus e nilotas desde tempos  e, quando os árabes e europeus ali chegaram, no século XIX, encontraram reinos, aparentemente fundados no século XVI, o maior e mais importante dos quais era o ainda atual Buganda. Esta área foi, em 1888, cedida à Companhia Britânica da África Oriental e, em 1894, o reino do Buganda tornou-se aliado do Reino Unido.


Uganda é um país localizado em uma região montanhosa dos grandes lagos africanos.Território coberto por grandes savanas e selvas equatoriais de altitude, com um grande número de rios e lagos, localizado em uma região de planaltos e montanhas nocontinente africano.

A política do Uganda é uma república democrática, segundo a qual o Presidente do Uganda é simultaneamente chefe de Estado e chefe de Governo. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é executado tanto no governo como no parlamento.



Dados Geográficos
Uganda


CapitalKampala
0° 19' N 32° 35' E
Cidade mais populosaKampala
Língua oficialInglês e suaíli
GovernoRepública presidencialista
 - PresidenteYoweri Museveni
 - Vice-presidenteGilbert Bukenya
 - Primeiro-ministroApolo Nsibambi
Independênciada Reino Unido 
 - Data9 de julho de 1962 
Área 
 - Total241 038 km² (78.º)
 - Água (%)15,39
 FronteiraSudão (N), Quênia (E), Tanzânia,Ruanda (S), e República Democrática do Congo (W)
População 
 - Estimativa de200831 367 972 hab. (39.º)
 - Densidade115 hab./km² (65.º)
PIB (basePPC)Estimativa de 2007
 - TotalUS$ : 31,470 bilhões (97.º)
 - Per capitaUS$ : 939 (163.º)
Indicadores sociais
 - Gini (2002)45,7[2]  – alto
 - IDH (2010)0,422 (143.º) – baixo[3]
 - Esper. de vida51,5 anos (173.º)
 - Mort. infantil76,9/mil nasc. (168.º)
 - Alfabetização66,8% (144.º)
MoedaXelim do Uganda 
Fuso horário(UTC+3)
 - Verão (DST)não observado (UTC+3)
ClimaTropical
Org. internacionaisONU, UA, COMESA, IGAD,Comunidade das Nações
Cód. ISOUGX
Cód. Internet.ug
Cód. telef.+256