A paisagem do litoral do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo. O Estado foi palco de revoluções históricas e econômicas. A Cidade do Rio pode ser considerada como a capital da cultura brasileira e, em 2016, sediará os Jogos Olímpicos, pela primeira vez na América do Sul.
A região foi explorada pela primeira vez por europeus, em 1502, com a expedição de Gaspar Lemos. Na época, as terras eram habitadas pelos Tupinambás e povos da família Puri.
O problema das enchentes
Enchentes e deslizamentos de terra atingiram o estado do Rio de Janeiro, localizado no Sudeste do Brasil, em janeiro de 2011. As cidades mais afetadas foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do estado. Os serviços governamentais acharam 916 mortes e entorno de 345 desaparecidos, sendo 180 em Teresópolis, 85 em Nova Friburgo, 45 em Petrópolis e duas em Sumidouro, ainda de acordo com o MP, outras 32 pessoas não foram encontradas em outras localidades da Região Serrana. Até o momento, nas quatro cidades, e cerca de 35 mil[4] desalojados em consequência dos desastres naturais. A tragédia foi considerada como o maior desastre climático da história do país, superando os 463 mortos do temporal que atingiu a cidade paulista de Caraguatatuba, em 1967.
Nenhum comentário:
Postar um comentário