terça-feira, 22 de março de 2011

Tarefa: fazer até dia o 25.03

Tarefa para o dia 25.03.11

Parte I:  recolha dados do BLOG a partir dos textos postados
Faça uma tabela em seu caderno e complete com os dados dos países postados por seus amigos. Siga o exemplo abaixo:
País  
Densidade demográfica  
IDH
Crescimento vegetativo
Longevidade em anos
mortalidade infantil

Sua opinião sobre a análises feita pelo seu amigo (pontos positivos e negativos)

Parte II:  Poste comentários, tire dúvidas, faça perguntas sobre cada país postado (postagens identificadas).
Ao entrar em cada página de textos para recolher estas informações, faça comentários, seja aproveitando o tópico do seu quadro sobre pontos positivos e negativos do texto, seja ampliando a discussão, ou ainda, lançando uma dúvida para que seu amigo pesquise e te responda, enfim, interaja com seus conhecimentos e estimule a resposta/pesquisa do autor do texto.


Parte III: responda a este formulário sobre o período que fizemos o texto sobre a demografia dos países.

Tarefa: fazer até dia o 25.03

Tarefa para o dia 25.03.11

Parte I:  recolha dados do BLOG a partir dos textos postados
Faça uma tabela em seu caderno e complete com os dados dos países postados por seus amigos. Siga o exemplo abaixo:

País  
Densidade demográfica  
IDH
Crescimento vegetativo
Longevidade em anos
mortalidade infantil

Sua opinião sobre a análises feita pelo seu amigo (pontos positivos e negativos)


Parte II:  Poste comentários, tire dúvidas, faça perguntas sobre cada país postado (postagens identificadas).
Ao entrar em cada página de textos para recolher estas informações, faça comentários, seja aproveitando o tópico do seu quadro sobre pontos positivos e negativos do texto, seja ampliando a discussão, ou ainda, lançando uma dúvida para que seu amigo pesquise e te responda, enfim, interaja com seus conhecimentos e estimule a resposta/pesquisa do autor do texto.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Austrália

Danilo Zelic e Lucas Arean
                  Austrália

        Austrália fica na Oceania e sua capital é Camberra e a cidade mais populosa e famosa é Sidney, sua língua oficial é o inglês. A Austrália é o 6 maior país do mundo com 7.682.300 km².
       A sua população total é de 21.511.888, sua densidade demográfica (numero de pessoas por km²) é de 3 habitantes por km².Sendo mediamente populoso (o que significa que é um país com população total baixa) e muito baixamente povoado ( o que significa que tem a densidade demográfica muito baixa ), em comparação ao Brasil que é  190.732.694 (alto)de população total e 23 habitantes por km² (baixo) de densidade demográfica a Austrália tem ambos baixos.
      A Austrália é o país com o 3º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, que mede as condições sociais das pessoas de determinada população), sendo de 0, 937. O IDH consiste de vários fatores incluindo o crescimento vegetativo (1, 067) que é a diferença entre a taxa de mortalidade (7 por 1000) que é quantas pessoas morrem e taxa de  natalidade(12 por 1000) que é quantas pessoas nascem.Outro fator é o PIB per capita(por pessoa) que é a renda de uma projeção de que cada pessoa ia ganha no país e o PIB total da Austrália é de 1.013.862 milhões de dólares, e o PIB per capita é de 47.615 dólares .Em comparação o Brasil tem o PIB total de 1.571.957 milhões de dólares e PIB per capita é de 8.114 dólares.Outro fator do IDH é o esperança de vida ao nascer da Austrália é de 81 anos e do Brasil é de 72 anos.
        A Austrália tem uma das faunas mais ricas do mundo sendo um dos únicos países com marsupiais e é o único lugar onde Há mamíferos que botam ovos (o ornitorrinco e a equídna )

Os dois monumentos mais famosos da Austrália são o teatro Sidney e a Ayers Rock que é o segundo maior monólito do mundo.
           

Coréia do Sul

                                                                         Coreia do Sul





      A Coréia do Sul se localiza na Ásia e sua capital é Seul. Sua extensão territorial é de 99.016 Km² e possui 48.500.717 habitantes, sendo que 24.016.040 são homens e 24.484.677 são mulheres.
   A taxa anual do crescimento da população de 2009 é de 0,389%. Isso é bom, porém é necessário um planejamento na cidade. (escolas, postos...)



      A mortalidade desse país é de 6 por mil e a natalidade é de 9 por mil. Ou seja, mais pessoas nascem do que morrem.
    O IDH é o índice que mede a qualidade de vida das pessoas por país, ele serve para garantir os direitos de cidadania mínimos para o cidadão. Neste país o IDH é de 0.877. Em comparação com o Brasil, que está em 65° lugar, ele foi um país que mais se desenvolveu. Essa posição não é muito boa, porém ela apresenta o crescimento da população em relação aos anos anteriores. 


             Sua moeda é chamada de Won, bem diferente da nossa, por exemplo.        
                           

    Um país populoso é o número total de habitantes (elevado) de um país.  Podemos considerar a Coréia do Sul um país populoso com 48.332.820 habitantes.

 

Mortalidade Infantil


Ano                        Taxa de Mortalidade Infantil
2003                                       7,31                     
2004                                       7,05
2005                                       6,28
2006                                       6,16
2007                                       6,05
2008                                       5,94

Curiosidades:

Arte e Cultura da Coréia do Sul

   O budismo (uma religião) tem um papel muito importante na arte coreana. As belas obras artísticas e a arquitetura encontram-se nos templos e túmulos budistas.

Economia em Porcentagem

Agropecuária (5% em 1998) do local: arroz, milho, batata batata-doce e frutas.
Serviços conhecidos do país são de 52%, em 1998.
Pecuária: bois, porcos e aves.
Indústria – 43% em 1998: máquinas elétricas, equipamentos de transporte, naval, química e ferro e aço.
Mineração: carvão, minério de ferro, zinco, chumbo, calcário, prata, ouro e têxtil.
Principais parceiros comerciais: EUA, Japão, China, Arábia Saudita.                                    




Músicas
  
Na coréia do Sul possui o K-pop (abreviação de Korean Pop, música pop coreana), onde está contagiando vários brasileiros, por causa de sua batida. Entre eles vários boys band e girls band,ex: Super Junior, Girls Generation etc.





                                                                                            Ana Carolina K. Silveira – N°4
                                                                                            Monica F. da Fonseca – N° 15
                                                                                                              8º ano A

África do Sul

A África do Sul é um país situado
no continente Africano.

Possui 50.492.408 habitante, bem diferente do Brasil, que possui 190.372.694.
Comparando os dados podemos observar que o Brasil é um país populoso, que é o que ocorre quando o país tem o número de habitantes elevado, já a África do Sul não.   
Nem a África do Sul (41 hab/ Km²) e nem o Brasil (23hab/ Km²) são países povoados, que é o que ocorre com territórios que um número elevado de habitantes por Km².
O IDH (índice de Desenvolvimento Humano),trata de um índice desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com finalidade de saber nível da qualidade de vida da população do país.
O IDH envolve:
 A taxa de escolaridade, expectativa de vida ao nascer e PIB per capita.
Com isso é possível saber se a população tem uma boa qualidade de vida dependendo do número:
·        Baixo: Menor que 0,5
·        Médio: Entre 0,5 e 0, 799
·        Alto: 0,8 ou mais

O IDH da África do Sul é de 0, 674 que é considerado médio. Com esse dado podemos saber que esse país ainda não tem total qualidade para ter um IDH alto. Isso pode acontecer devido à falta de acesso a medicamentos que leva também a taxa de mortalidade infantil alta.
No Brasil o IDH já é considerado alto, de 0,8.
Na África do Sul, em 2006, foi feita a pesquisa sobre a mortalidade infantil de crianças com menos de 5 anos e 69 a cada mil nascidos vivos morrem.
A taxa de mortalidade infantil ao todo é de 56 a cada mil nascidos e 81% de crianças de menos de 1 ano são vacinadas contra sarampo.
Já no Brasil a taxa de mortalidade infantil é de 20 a cada mil crianças com menos de 5 anos. Destas crianças 99% são vacinadas contra sarampo.
O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO), é a soma de tudo que foi produzido pela a economia de um país no período de um ano. O PIB per capita é o valor que caberia, em média, a cada pessoa.
O PIB da África do Sul é de 285.983. Já o do Brasil é de 1.571.957. O PIB per capita da África do Sul é de 5.707 U$, baixa comparada ao do Brasil (8.114 U$).

O Crescimento Vegetativo, que é a taxa de natalidade menos a de mortalidade, na África do Sul é de 0,982% que é quase igual a do Brasil de 0,98%.




Curiosidades sobre África do Sul

SAÚDE BÁSICA

          Nós quisemos falar de algumas doenças que assolam esse lugar. Achamos importante citar o porquê nos sensibilizamos com as imagens das pessoas com AIDS, ficamos muito tristes também porque havia muitas crianças morrendo de malária no meio da rua.


AIDS     ( Acquired Immune Deficiency Syndrome )      ou      SIDA
( Síndrome   da  Imunodeficiência Adquirida ):

          Somente na África do Sul existem 4,2 milhões de infectados. O país tem o maior número de pessoas vivendo com o vírus HIV. Cerca de 20% dos adultos estão infectados e o resultado dessa triste realidade são os quase 1.420.000 mil órfãos.

          Pesquisadores afirmam que a cada dia, em média, 1000 pessoas morrem na África do Sul devido a AIDS e que 1500 novos casos da doença são registrados. Outro dado alarmante é que 31% das mulheres grávidas tenham AIDS ( dados de 2005 ).
MALÁRIA  ou  PALUDISMO:


          É uma doença infecciosa auda ou crônica transmitida pela picada do mosquito anopheles. É a principal parasitose tropical e uma das mais freqüentes causas de morte em crianças nesse país ( mata 1.000.000 de crianças com menos de 5 anos a cada ano ).
          Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ), a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e tem dificuldades de aprendizagem.
          Outras doenças causam  morte na África do Sul, tais como  a  desnutrição e a  dengue, porém as que mais matam são a AIDS e a Malária, apesar desse fato ter sido negado pelo Ministro da Saúde Manto Tshabala-Misimang  por muitos anos.


ÁFRICA DO SUL  - FAUNA


          O nosso grupo traz curiosidades sobre esse tema – Fauna, pois na África do Sul existe o maior número de animas de todo o continente africano.
          A África do Sul e berço dos maiores mamíferos do mundo. Nas suas savanas passeiam livremente os “big Five” – Búfalo, Leão, Elefante, Leopardo  e Rinoceronte – junto com outros gigantes como girafas, hipopótamos, baleias, tubarões brancos e golfinhos. No entanto, há muito mais na fauna da África do Sul. O país é um dos mais ricos em biodiversidade, com inúmeras espécies de pássaros, mamíferos, cobras, lagartos, aranhas e insetos, alguns bem bizarros.

  Os  Grandes  Felinos

          Além de ocuparem o cimo da pirâmide dos  predadores, o leão supera em beleza e fascínio, mas hoje em dia encontra-se quase que exclusivamente em áreas preservadas.
          O belíssimo leopardo sobrevive numa área mais vasta, incluindo grande parte do Cabo  e mais ao norte do país.
          A Chita é a campeã da velocidade, capaz de correr quase 100 quilômetros por hora. A população de chitas é comparativamente menor e confinada quase que exclusivamente a parte norte do país.

A vida selvagem menos conhecida

          Outros animais de grande porte vivem na África  são o hipopótamo, a girafa, o Kudu ( antílope africano ), os famosos gnus e a zebra, todos eles frequentemente observados nas reservas sul africanas.
          Animais menos conhecidos também chamam a atenção, ver um tsessebe raro ( parente do gnu ) pode provocar tanta excitação como ver um leão.




ÁFRICA DO SUL  -  RIQUEZAS NATURAIS


          A África do Sul fornece um terço da produção mundial de ouro. O urânio é extraído igualmente no Witwatersrand. Importantes jazidas de carvão são exploradas ao transvaal e Natal.  A África do Sul é o quinto maior produtor de diamantes, do qual a maior parte provém da região de Kimberley. O subsolo sul  africano é também rico em cobre, níquel, amianto, cromo, flúor, fosfato, vanádio, estanho, titânio e minério de ferro.

          As chuvas são raras e sobretudo irregulares, causando períodos de secas. Além disso o relevo marcado por fortes inclinações  e as altitudes provocam uma redução da percentagem de terras cultiváveis.

            Concluímos, então, que embora o solo seja rico em  diversos minerais, o povo sul africano não tem muitas terras para cultivar seus alimentos.

terça-feira, 15 de março de 2011

População da Suíça

                                                                     Suíça.               
   A Suíça é um pequeno pais localizado na Europa, como já disse ele é muito pequeno então sua área não se estende muito, tem apenas 41.293 Km², enquanto comparado ao Brasil que tem8.514876 Km². Lá os idiomas mais usados são:
·         Alemão.                                                                 

·         Francês.
                                            
·          Italiano.                                                                        


   A moeda oficial da Suíça é o Franco Suíço. O PIB ( produto interno bruto ) lá registrado é de U$491.923 milhões. A Suíça é um país que contem cerca de 7.594.561, sendo 3.707.216 homens e 3.887.345 mulheres, enquanto o Brasil tem 190.732.694, sendo 93.390.532 homens e 97.342.162 mulheres.
Na Suíça e com em todos os outros países, a população urbana é mais elevada que a população rural,sendo 73,62% urbana e 26,38%, enquanto o Brasil é 84,35% urbana e 15,65% rural.
    A densidade demográfica, que é a quantidade de habitantes por quilometro quadrado na  Suíça é de 189hab/Km² então podemos considerar ela um país povoado que significa um pais com muitos habitantes por Km²  e ao mesmo tempo  populoso que é quando um pais tem muita população no total, enquanto o Brasil possuí apenas 21hab/Km², não sendo então considerado um país povoado, mas populoso.
  A taxa de natalidade, que é o número total de nascimentos de um determinado lugar alcança os na Suíça é de 9 habitantes para cada 1000 habitantes e a taxa de mortalidade é de 8 habitantes para cada 1000 habitantes, então a taxa média anual do crescimento da população é de 0,409% enquanto a taxa de natalidade no Brasil é de 19 habitantes para cada 1000 habitantes e a taxa de mortalidade de 6 habitantes para cada 1000 habitantes, então o crescimento é de 0, 980%.



Na Suíça o IDH (Índice de desenvolvimento humano) é de 0, 874 e comparando ao Brasil que é de 0, 699, então através dessa informação podemos deduzir que lá a população da Suíça tem um bom acesso a informação, acesso a escola, podendo assim exigir seus direitos como cidadão, acesso a saúde e a medicamentos para prevenir doenças e então diminuir a mortalidade e uma alta expectativa de vida ao nascer.
                 Esse minúsculo país pode até nos surpreender, lá os domicílios que tem água potável e acesso a rede sanitária alcança os 100% enquanto o Brasil tem apenas 91% dos domicílios com água potável e 77% com acesso a rede sanitária. A taxa de alfabetização  de crianças com mais de 15 anos alcança os 99,0% e o Brasil apenas 90,0%.
   Na Suíça a esperança de vida ao nascer é de 82,2 anos e o Brasil 72,9 anos. O número da população subnutrida na Suíça é menos de 5 % da população total e no Brasil 6%, uma diferença pequena.
   A taxa de alfabetização de jovens com mais de 15 anos alcança 99,0% na Suíça e 90,0% no Brasil.
O produto interno bruto alcança 491.932 milhões de U$ e a renda per capita os 65,003 U$ por habitante enquanto o Brasil apenas 8,114U$, mas temos que considerar sua quantidade de habitantes.
   Na suíça a população com mais de 15 anos que já tem uma vida econômica ativa é de 66,53%, sendo 59,79% mulheres e o Brasil 70,54% sendo 60,35% mulheres, é umas das poucas categorias em que o Brasil está na frente da Suíça.
Na suíça  os gastos públicos com educação atingem o 6,1% do PIB ,enquanto o Brasil gasta 4,1% do PIB. A suíça gasta em investimentos em pesquisa e desenvolvimento 2,6% do PIB, enquanto o Brasil gasta 1,0% do PIB. Os gastos públicos com saúde atingem 6,7% do PIB e 4,8% do PIB.
   Na Suíça a entrada de turistas é de 7.229.000, enquanto no Brasil 5.358.00.
   A Suíça conta com um total de importação de 119.770,00 milhões de US$ e 126.083,00 milhões de US$ em exportação, enquanto o Brasil 77.633,20 milhões em importação e 118.308,00 milhões de US$ em exportação.
Curiosidades
   A suíça tem 1,11% de habitantes com mais de 100 anos, a mais alta porcentagem da Europa. Apenas os japoneses conseguem melhores marcas. Em 2000, havia 798 habitantes com mais de 100 anos, dos quais, 677 eram mulheres, em meio a uma população de 7.2 milhões. E para ter um boa qualidade de vida não é nesesario apenas bons medicamentos e uma alimentação saudável,é também é preciso algumas horas de lazer para melhorar a qualidade de vida.
Fonte:




Terremotos e Tsunamis no Japão

Caros Alunos,

Iniciando as postagens do nosso Blog, não podemos nos calar perante os acontecimentos recentes do Japão.

Estamos sendo bombardeados de informações e de "shows" sobre a desgraça alheia, mas isso é assunto para uma outra postagem.

O mais importante agora é falarmos um pouco destas manifestações naturais que promovem devastações às civilizações humanas.




Como vimos no 7º ano, o Japão está sob encontro de placas tectônicas. O encontro destas placas provoca grandes terremotos devido a subducção de uma das placas (a mais densa) e soerguimento da placa menos densa.

Este é um fenômeno que deu origem ao território Japonês, e sua população convive há séculos com esta realidade. A novidade é a globalização, que nos faz assistir em tempo real o sofrimento que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo passa.

Esta mesma globalização nos permite acessar uma série de informações que podem ser fontes de conhecimento. Por isso, sugiro que, em grupo de 3 pessoas, vocês façam um texto (escolha um dos temas abaixo), e postem texto mais desenhos explicativos, ou imagens e vídeos, que completem sua informação.


Vou postar alguns links que considero importantes sobre o tema que pode servir de inspiração pra vocês:
- este mostra fotos aéreas do antes e depois dos tremores e Tsunamis em algumas cidades:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/888250-tsunami-destroi-casas-e-aeroporto-na-cidade-de-sendai-veja-antes-e-depois.shtml

-sobre as usinas nucleares:
-http://www1.folha.uol.com.br/mundo/888749-exposicao-a-radiacao-acarreta-riscos-a-saude-saiba-mais.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/dw/888366-opiniao-a-energia-nuclear-e-perigosa-e-ultrapassada.shtml

-busca sobre placas tectônicas que traz amplo material do jornal Folha de São Paulo:
http://search.folha.com.br/search?q=placas%20tectonicas

-relatos de pessoas sobre o momento dos tremores:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/887663-apos-tremor-brasileiros-relatam-falta-de-agua-e-comida-no-japao.shtml

Inicio esta tarefa postando estas sugestões de redação, mas deixando livre as idéias para tema, uso de imagens, desenhos, vídeos, etc., para complementar o texto.

Abraços,

Profª Aline