A África do Sul é um país situado
no continente Africano.
Possui 50.492.408 habitante, bem diferente do Brasil, que possui 190.372.694.
Comparando os dados podemos observar que o Brasil é um país populoso, que é o que ocorre quando o país tem o número de habitantes elevado, já a África do Sul não.
Nem a África do Sul (41 hab/ Km²) e nem o Brasil (23hab/ Km²) são países povoados, que é o que ocorre com territórios que um número elevado de habitantes por Km².
O IDH (índice de Desenvolvimento Humano),trata de um índice desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com finalidade de saber nível da qualidade de vida da população do país.
O IDH envolve:
A taxa de escolaridade, expectativa de vida ao nascer e PIB per capita.
Com isso é possível saber se a população tem uma boa qualidade de vida dependendo do número:
· Baixo: Menor que 0,5
· Médio: Entre 0,5 e 0, 799
· Alto: 0,8 ou mais
O IDH da África do Sul é de 0, 674 que é considerado médio. Com esse dado podemos saber que esse país ainda não tem total qualidade para ter um IDH alto. Isso pode acontecer devido à falta de acesso a medicamentos que leva também a taxa de mortalidade infantil alta.
No Brasil o IDH já é considerado alto, de 0,8.
Na África do Sul, em 2006, foi feita a pesquisa sobre a mortalidade infantil de crianças com menos de 5 anos e 69 a cada mil nascidos vivos morrem.
A taxa de mortalidade infantil ao todo é de 56 a cada mil nascidos e 81% de crianças de menos de 1 ano são vacinadas contra sarampo.
Já no Brasil a taxa de mortalidade infantil é de 20 a cada mil crianças com menos de 5 anos. Destas crianças 99% são vacinadas contra sarampo.
O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO), é a soma de tudo que foi produzido pela a economia de um país no período de um ano. O PIB per capita é o valor que caberia, em média, a cada pessoa.
O PIB da África do Sul é de 285.983. Já o do Brasil é de 1.571.957. O PIB per capita da África do Sul é de 5.707 U$, baixa comparada ao do Brasil (8.114 U$).
O Crescimento Vegetativo, que é a taxa de natalidade menos a de mortalidade, na África do Sul é de 0,982% que é quase igual a do Brasil de 0,98%.
Curiosidades sobre África do Sul
SAÚDE BÁSICA
Nós quisemos falar de algumas doenças que assolam esse lugar. Achamos importante citar o porquê nos sensibilizamos com as imagens das pessoas com AIDS, ficamos muito tristes também porque havia muitas crianças morrendo de malária no meio da rua.
AIDS ( Acquired Immune Deficiency Syndrome ) ou SIDA
( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ):
Somente na África do Sul existem 4,2 milhões de infectados. O país tem o maior número de pessoas vivendo com o vírus HIV. Cerca de 20% dos adultos estão infectados e o resultado dessa triste realidade são os quase 1.420.000 mil órfãos.
Pesquisadores afirmam que a cada dia, em média, 1000 pessoas morrem na África do Sul devido a AIDS e que 1500 novos casos da doença são registrados. Outro dado alarmante é que 31% das mulheres grávidas tenham AIDS ( dados de 2005 ).
MALÁRIA ou PALUDISMO:
É uma doença infecciosa auda ou crônica transmitida pela picada do mosquito anopheles. É a principal parasitose tropical e uma das mais freqüentes causas de morte em crianças nesse país ( mata 1.000.000 de crianças com menos de 5 anos a cada ano ).
Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ), a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e tem dificuldades de aprendizagem.
Outras doenças causam morte na África do Sul, tais como a desnutrição e a dengue, porém as que mais matam são a AIDS e a Malária, apesar desse fato ter sido negado pelo Ministro da Saúde Manto Tshabala-Misimang por muitos anos.
ÁFRICA DO SUL - FAUNA
O nosso grupo traz curiosidades sobre esse tema – Fauna, pois na África do Sul existe o maior número de animas de todo o continente africano.
A África do Sul e berço dos maiores mamíferos do mundo. Nas suas savanas passeiam livremente os “big Five” – Búfalo, Leão, Elefante, Leopardo e Rinoceronte – junto com outros gigantes como girafas, hipopótamos, baleias, tubarões brancos e golfinhos. No entanto, há muito mais na fauna da África do Sul. O país é um dos mais ricos em biodiversidade, com inúmeras espécies de pássaros, mamíferos, cobras, lagartos, aranhas e insetos, alguns bem bizarros.
Os Grandes Felinos
Além de ocuparem o cimo da pirâmide dos predadores, o leão supera em beleza e fascínio, mas hoje em dia encontra-se quase que exclusivamente em áreas preservadas.
O belíssimo leopardo sobrevive numa área mais vasta, incluindo grande parte do Cabo e mais ao norte do país.
A Chita é a campeã da velocidade, capaz de correr quase 100 quilômetros por hora. A população de chitas é comparativamente menor e confinada quase que exclusivamente a parte norte do país.
A vida selvagem menos conhecida
Outros animais de grande porte vivem na África são o hipopótamo, a girafa, o Kudu ( antílope africano ), os famosos gnus e a zebra, todos eles frequentemente observados nas reservas sul africanas.
Animais menos conhecidos também chamam a atenção, ver um tsessebe raro ( parente do gnu ) pode provocar tanta excitação como ver um leão.
ÁFRICA DO SUL - RIQUEZAS NATURAIS
A África do Sul fornece um terço da produção mundial de ouro. O urânio é extraído igualmente no Witwatersrand. Importantes jazidas de carvão são exploradas ao transvaal e Natal. A África do Sul é o quinto maior produtor de diamantes, do qual a maior parte provém da região de Kimberley. O subsolo sul africano é também rico em cobre, níquel, amianto, cromo, flúor, fosfato, vanádio, estanho, titânio e minério de ferro.
As chuvas são raras e sobretudo irregulares, causando períodos de secas. Além disso o relevo marcado por fortes inclinações e as altitudes provocam uma redução da percentagem de terras cultiváveis.
Concluímos, então, que embora o solo seja rico em diversos minerais, o povo sul africano não tem muitas terras para cultivar seus alimentos.
Falta duas coisas, o crescimento vegetativo e longividade.
ResponderExcluirO crecimento vegetativo é de 0,982 e a longividade é de 52,0 anos.
Julia Gaudencio
ta muito completo :) - ana lapa
ResponderExcluirO texto esta bem completo e detalhado, mas faltou a capital do país, e no caso da Africa do Sul, as capitais:Cidade do Cabo (legislativa)Pretória (executiva) Bloemfontein (judiciária).
ResponderExcluirLucas Arean
adorei! mto organizado, mas faltou a longevidade.
ResponderExcluirfaltou algumas informações,mas esta completo e claro
ResponderExcluirGostei do trabalho (: mas faltou o crescimento vegetativo e a longevidade em anos XD
ResponderExcluirGente, o crescimento vegetativo tem sim... Dem uma relida... Júlia Freixedelo
ResponderExcluir